Aqui estão os registros e fotos das atividades junto com os alunos no projeto Almanaque da Nascente realizado com a profªSandra Dinamarco em 2017.
Atividades realizadas em 05 de abril de 2017.
Atividades realizadas em 22 de abril de 2017.
Atividades realizadas em 22 de março de 2017.
Aqui estão os registros e fotos das atividades junto com os alunos no projeto Almanaque da Nascente realizado com a profªSandra Dinamarco em 2016
ATIVIDADES PARA O PROJETO
FICHA DE ATIVIDADES DO PROJETO
ALMANAQUE DA NASCENTE –
Ficha 1 - NASCENTES
OBJETIVO: Agir de forma atuante no projeto de
revitalização da nascente da nossa escola.
PROPOSTA: Confeccionar duas maquetes da
nascente.
MATERIAL NECESSÁRIO: Duas garrafas pets, terra, plantas,
regador ou similar,recipientes para coleta de água.
PROCEDIMENTO: Cortar as garrafas pets na direção
horizontal, fazendo uma abertura retangular e fazer furos com prego no fundo da
garrafa
Encher as duas
garrafas pets com terra
Plantar
vegetação em uma das garrafas.
QUESTÕES
Defina o que
vem a ser uma nascente e procure compreender por que o local onde ela surge é
considerado área de preservação permanente?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva em
poucas palavras de onde vem a água das nascentes.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observe as
duas partes da maquete e relacione as diferenças que há entre elas.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ficha 2 – NASCENTES - 2ª
parte
ATIVIDADE
Posicione os
recipientes para coleta de água debaixo
de cada uma da garrafas pet.
Com o
regador, simule uma chuva sobre as duas garrafas pet, jogando o mesmo volume de
água de cada lado. Observe o que ocorre e anote.
Fique atento
para a água que escorre em cada uma das garrafas pet. Observe cor, volume,
velocidade, infiltração no solo, etc.
Descreva o
que você observou.
Na garrafa
pet com vegetação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Na garrafa
pet com vegetação.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Após as
observações, debata com seus colegas o papel da vegetação na formação das
nascentes e na proteção do solo.
Faça o
registro da conclusão do gupo.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ficha 3 - BIODIVERSIDADE, EQUILÍBRIO AMBIENTAL E
REFLORESTAMENTO.
OBJETIVO: Agir de forma atuante no projeto
Revitalização da Nascente.
PROPOSTA:
Compreender a importância da biodiversidade no equilíbrio do ecossistema.
Compreender a
importância de um reflorestamento planejado, de modo a restabelecer esse
equilíbrio.
MATERIAL
NECESSÁRIO: Rolo de barbante, crachá de papel, cinco bexigas cheias, alfinetes
ou fita adesiva.
PROCEDIMENTO
Fazer um
crachá (sugestão:1/4 de folha sulfite) escrevendo o nome de um componente da
natureza que cada um deseja representar, fixando-o no peito com ficha adesiva
ou alfinete.
Formar um
círculo com todos os colegas da sala, postando-se ombro a ombro. Seguir as
instruções do professor.
Agora,
registre o que foi discutido.
Qual o
significado de cada fio que liga um componente ao outro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que
esta´sendo representado pelas bexigas cheias sobre a teia formada pelo conjunto
de fios?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça o
registro da conclusão do debate.
Ficha 4 – Parte 2 - - BIODIVERSIDADE, EQUILÍBRIO
AMBIENTAL E REFLORESTAMENTO
O que pode
causar o desequilíbrio em determinado ambiente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cite algum
fato vivenciado por você ou alguém conhecido que possa servir de exemplo de
desequilíbrio ambiental.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Discuta com
os colegas e tente descrever o que é o reflorestamento heterogêneo, recomendado
para a área a ser revitalizada.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Covers eco os
colegas e relacione alguns benefícios imediatos e futuros que a comunidade pode
ter com a recuperação da área de uma nascente próxima de sua escola ou em seu
bairro
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
DIA 23/03/16 –
4ºfeira
EQUIPES DO SOS NATUREZA
EQUIPE 1: AROEIRA SALSA LUCAS, LETICIA, LUIZ HENRIQUE -7ºC
FENOLOGIA – DEZEMBRO A JANEIRO AMADURECE OS
FRUTOS
OBTENÇÃO DE SEMENTES: DO FRUTO,
SEPARANDO MANUALMENTE DO PEDÚNCULO
PRODUÇÃO DE MUDAS: A SEMEADURA
EFETUADA DIARIAMENTE COM OS FRUTOS OU COM A SEMENTE PURA. DEIXA SECAR AO SOL
EQUIPE 2: AROEIRA PIMENTEIRA (GEOVANA,
BARBARA, BRUNA) -7ºC
FENOLOGIA: FRUTIFICA DE JANEIRO A
JULHO
OBTENÇÃO DE SEMENTES: COLHER
DIRETAMENTE DA ÁRVORE, DIRETAMENTE DOS FRUTOS MADUROS
PRODUÇÃO DE MUDAS: COLOCAR A
SEMENTES IMEDIATAMENTE DEPOIS DE COLHIDAS PARA GERMINAÇÃO NUM RECIPIENTE COM
SUBSTRATO ARGILOSO
EQUIPE 3- CEREJA DO MATO (ANANDA,LUANA,
HERBERT -6ºA)
FENOLOGIAOBTENÇÃO DE SEMENTES
PRODUÇÃO DE MUDAS
EQUIPE 4:
IPE BRANCO (ANA JULIA VIEIRA,
ALESSANDRA, NATHALIA, ANA JULIA ALVES)
FENOLOGIA
OBTENÇÃO DE SEMENTES
PRODUÇÃO DE MUDAS
EQUIPE 5: IPE ROXO ( LETICIA AP, LETICIA
SAMPAIO, AMANDA, DANIEL) – 6ºA
FENOLOGIA
OBTENÇÃO DE SEMENTES
PRODUÇÃO DE MUDAS
EQUIPE 6:
IPE AMARELO ( ANA LETICIA, GUILHERME, DIOGO, JULIA VICTORIA – 6ºA
FENOLOGIA
OBTENÇÃO DE SEMENTES
PRODUÇÃO DE MUDAS
EQUIPE 7: QUARESMEIRA (
ANA LUISA, JOÃO VITOR, JULIA GABRIELA)– 7ºA
FENOLOGIA
OBTENÇÃO DE SEMENTES
PRODUÇÃO DE MUDAS
TAREFA PLANO DE AÇÃO
O QUE
|
QUEM
|
QUANDO
|
COMO
|
RETIRAR DO ALMANAQUE AS INFORMAÇÕES DA
SUA ÁRVORES
|
|||
CARACTERISTICAS MORFOLÓGICAS –
MADEIRA –
UTILIDADE-
INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS-
FENOLOGIA-
OBTENÇÃO DE SEMENTES-
PRODUÇÃO DE MUDAS
Dia 08 de
abril de 2016
Equipes da 6ªfeira
Equipe 1- Cedro -
Componentes: Giovani,Leandro, Rian, Gustavo
Morfologia: Cresce de 5 a 10 metros
Equipe 2- Araçá - Milena,
Vitória Oliveira, Yasmin
Cresce de 3 a 6 m
Equipe 3 - Suinã -
Agnes, Vitória Azevedo, Tainá,
Cresce de 20 a 30 m
Equipe 4 – Pau Cigarra - Letícia Silva, Leticia Larissa,
Maria Vitória
Cresce de 6 a 10 m
Equipe 5 - Pau Brasil - Thalia, Nikolas, João Vitor e Edson
Cresce 8 a 12 m
DIA 19 DE ABRIL DE 2016
EQUIPE 1- SUINÃ – AGNES, BIANCA, STEFANY LOPES, VITORIA
AZEVEDO, TAINÁ, STEPHANIE KATHLEEN
EQUIPE 2 – PAU BRASIL : GABRIEL DANIEL, NIKOLAS, JOÃO
VITOR - 6ºB
EQUIPE 3 – CEDRO: GIOVANI, RIAN, LEANDRO
EQUIPE 4 -GABRIEL
CASTILHO, VITÓRIA PEDRINA: PAU BRASIL – 7ºB
EQUIPE 5- FARINHA SECA -
ISADORA 7ºB, STELLA PLANCHEZ, KAROLAINE
EQUIPE 6 – ISABELA, GUSTAVO, ISADORA REGHINI – 9ºA
ATIVIDADE DO DIA – 19/04/16
IRRIGAÇÃO DAS ÁRVORES
DO PROJETO
- VISITAR AS SEMENTES
PLANTADAS
DIA 10 DE MAIO DE 2016 -3ªfeira – 6ºC, 7ºB, 6ºB,8ºB
EQUIPES PRESENTES
1)PAU BRASIL- NYKOLAS SANTOS, LUCAS FARIA, JOÃO MOREIRA,
GABRIEL LIMA 6ºB
2) CEDRO –GIOVANI SILVA, RYAN ARAÚJO, LEANDRO BARROS 3ºA
3)TUCANEIRO –
KAROLAINE, STELLA, ANANDA - 7ºB
4)SUINÃ – STEFANI LOPES, VITORIA, BIANCA, TAINÁ, STEPHANIE,
AGNES
5) ASSISTENTE: MARCOS CUNHA -8ºB
6) PAU CIGARRA – LETÍCIA SILVA, MARIA V. OLIVEIRA – 6ºC
7) IPÊ BRANCO- GABRIEL OLIVEIRA, GUILHERME MOLINARI, BRUNO
ROMÃO – 6ºC
DIA 11/05/16
EQUIPE 1 – IPÊ AMARELO – ANA LETICIA, DIOGO, GUILHERME,
MARIA E. SOUSA
EQUIPE ROXO- DANIEL, LETICIA APARECIDA, LETICIA SAMPAIO,
AMANDA
EQUIPE 3 –CEREJA DAO MATO- ANANDA, CARLA, LUANA H, CAMILA
EQUIPE 4 – AOROEIRA PIMENTEIRA- GEOVANA, FERNANDA,
EQUIPE 5 – SABÃO DE SOLDADO – ANNA LUIZA, JULIA GABRIELE, BÁRBARA
EQUIPE 6- PITANGUEIRA- LETICIA SANTOS, MARIA EDUARADA SILVA,
LUIZ HENRIQUE, GEOVANA – 7ºC
EQUIPE 7 – IPÊ BRANCO- ALESSANDRA, NATHALIA, ANA JULIA VIEIRA
Hoje fizemos um treinamento de duas equipes, preparando-as
para falarem para a visita das crianças da creche IMI Maria de Lourdes
Constantino. Ficou assim:
Equipe 1 : SOS NATUREZA
NOME
|
ANO
|
ASSUNTO A FALAR
|
MARIA DIONÍSIO
|
7ºC
|
APRESENTAÇÃO DA EQUIPE
|
LAURA
|
8°C
|
2006- DESCOBERTA DA NASCENTE
|
ANANDA
|
6ºA
|
APP
|
LUANA
|
6ºA
|
TIPOS DE NASCENTE
|
CARLA
|
6ºA
|
LENÇOL FREÁTICO
|
LAURA
|
2013 TODAS AS TURMAS PLANTARAM UMA ÁRVORE
|
|
DIOGO
|
6ºA
|
CONTRARREGRA -
|
GEOVANA
|
6ºA
|
FILMAGEM
|
CAMILA
|
6ºA
|
FOTOGRAFIA
|
Equipe : SOS NATUREZA
NOME
|
ANO
|
ASSUNTO A FALAR
|
LETICIA
|
7ºC
|
APRESENTAÇÃO DA EQUIPE
|
NATHALIA
|
7°C
|
2006- DESCOBERTA DA NASCENTE
|
GEOVANA
|
7ºC
|
APP
|
MARIA EDUARDA SOUA
|
6ºA
|
TIPOS DE NASCENTE
|
LUIS HENRIQUE
|
7ºC
|
LENÇOL FREÁTICO
|
BÁRBARA
|
7ºC
|
2013 TODAS AS TURMAS PLANTARAM UMA ÁRVORE
|
MARIA DIONÍSIO
|
6ºA
|
CONTRARREGRA -
|
DIA 13 DE MAIO DE 2016
EQUIPE 3 – 3º E 6ºFEIRA 6ºC e 6ºB –
PRESENTES:
BIANCA,
ARTHUR,
THAINÁ
AGNES
LUCAS
MARIA VITÓRIA
GIOVANNI
JOÃO VITOR
STEPHANIE K.
GUSTAVO
LETÍCIA
MARIA EDUARDA
MILENA
BRUNO
DIA 16 DE MAIO DE 2016
ALUNOS PRESENTES
AMANDA
LETÍCIA SAMPAIO
ANA LETÍCIA
JÚLIA VICTÓRIA
GUILHERME
DIOGO
ANANDA
LUANA
CAMILA
CARLA
KAROLAINE – 7ºB
ISADORA-7ºB
ANANDA - 7ºB
ANNA JÚLIA
ATIVIDADE DO DIA
AVALIAÇÃO DO DIA
DA VISITA DA CRECHE
EQUIPE 1 FLORA – ANANDA – 6ºA, CARLA, CAMILA, LUANA, JULIA,
ANANDA, ISADORA,DIOGO, LAURA, GABRIELA, GEOVANA, MARIA DIONISIO.
PONTOS POSITIVOS
VISITA DA CRECHE
AJUDOU A S CRIANÇAS A CONHECEREM A NASCENTE
SALA DO MUSEU DO SONIA MARIA
GOSTARAM DA EXPERIÊNCIA
PONTOS A MELHORAR
AVISAR OS PROFESSORES
MANDAR A LISTA DOS ALUNOS PROJETO
DIA 17 DE MAIO DE 2016 – 3ªFEIRA
ALUNOS PRESENTES
ANANDA -7ºB
STELLA – 7ºB
3ª EQUIPE PRIMAVERA
STELLA -7ºB – 2013 – HITÓRIA DAS TURMAS/ÁRVORES
MILENA – 6ºC - APRESENTADORA
CAROLAINE – 7ºB
VITORIA AZEVEDO -6ºC – 2006-DESCOBERTA DA NASCENTE
CAROL-6ºC – LENÇOL FREÁTICO
GIOVANI-6ºC-APP
ANNY-6ºC-
BRUNO - 6ºC - MATA CILIAR
JOÃO VITOR – TIPOS DE NASCENTE
LUCAS
SIQUEIRA-IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES
LUCAS GABRIEL- LOGO DOS 10 ANOS
GABRIEL DANIEL- FILMADOR
TAINÁ – FOTÓGRAFA
EQUIPE 2 – FLORA
GEOVANA -7ºC - APP
LETÍCIA SANTOS -7ºC - APRESENTADORA
LUIZ HENRIQUE – 7ºC – LENÇOL FREÁTICO
ALESSANDRA – 7ºC –MATA CILIAR
LUCAS – 7ºC – 2013 – 2021 – PLANTIO DAS 28 TURMAS
MARIA DIONISIO-7ºC – TÉCNICA
NATHÁLIA – 7ºC – DESCOBERATA DA NASCENTE
ANNA LUIZA-7ºA - FOTÓGRAFA
MARIA SOUZA – 6ºA – TIPOS DE NASCENTE
BÁRBARA – FILMADORA
LETICIA APARECIDA- ORGANIZADORA
EQUIPE 5 – TARDE – 3ªFEIRA –SOS NATUREZA
14H00
LETICIA SANTOS- APRESENTADORA - LUCAS SUBSTITUTO
MARIA EDUARDA SILVA- 7ºC - LOGO
NATHALIA- DESCOBERTA DA NASCENTE
GEOVANNA- APP
MATA CILIAR – LUCAS SUBSTITUTO
IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES – GEOVANA
MARIA EDUARDA SOUSA- 6ºA – TIPOS DE NASCENTE
LUIZ HENRIQUE- LENÇOL FREÁTICO
MARIA EDUARDA RIBEIRO-
2013 – PLANTIO DAS 28 MUDAS
LETICIA APARECIDA – 6ºA – FILMADORA
DIA 20 DE MAIO DE 2016
ALUNOS PRESENTES
EQUIPE
4- EQUIPE PRIMAVERA
GIOVANI - APP
LUCAS SIQUEIRA - IMPORTÂNCIA
VITÓRIA AZEVEDO - DESCOBERTA DA NASCENTE
MILENA -
APRESENTADORA
BRUNO- MATA CILIAR
AGNES – LOGO DOS 10
ANOS
GUSTAVO HENRIQUE – TIPOS DE NASCENTE
BIANCA - COMPUTADOR
THAINÁ - FILMAGEM
MARIA VITÓRIA – 2013 – PLANTIO DAS ÁRVORES
LETICIA SILVA- LENÇOL FREÁTICO
EQUIPE
1 FLORA – 6ºC
EQUIPE
2 FAUNA – 7ºC – 6ºA
EQUIPE
3-MATA ATLÂNTICA
EQUIPE
4 PRIMAVERA – 6ºC
EQUIPE
5 – SOS NATUREZA ( TARDE) – 7ºC
DIA 23 DE MAIO DE 2016
ALUNOS PRESENTES
ISADORA – 7ºB
ANANDA – 7ºB
GABRIEL CASTILHO -
7ºB
Os outros alunos do 6ºA estão no reforço nesse 2º bimestre
ATIDADE DO DIA
-Retomada do estudo das árvores das da nascente.
Os três alunos fizeram pesquisa na internet sobre a árvore PAU BRASIL da equipe do Gaabriel Castilho.
DIA 24 DE MAIO DE 2016
ALUNOS PRESENTES
GIOVANI
RYAN
LETICIA
MARIA VITORIA
MILENA
GABRIEL
BRUNO
AGNES
GABRIEL CUNHA
BIANCA
THAINÁ
LUCAS SIQUEIRA
NIKOLAS
GABRIEL DANIEL
LUCAS GABRIEL
ATIVIDADE DO DIA
PESQUISA DA ÁRVORE
PERGUNTAS
1.
QUANDO A ÁRVORE PAU BRASIL DA NOSSA ESCOLA FOI
PLANTADA?
RESPOSTA: 03 DE DEZEMBRO DE 2015
2.
QUAIS SÃO AS QUALIDADES DAS ÁRVORE?
(MEDICINAL)
3.
EM QUANTO TEMPO A ÁRVORE CRESCE, SE TORNA ADULTA?
RESPOSTA: 4 ANOS
20 ANOS
DEPENDE DA ÁRVORE
4.
EM QUE ESTAÇÃO DO ANO A ÁRVORE FLORESCE? PRIMAVERA
5.
QUAL O LOCAL APROPRIADO PARA PLANTAR UMA ÁRVORE?
6.
TODAS AS ÁRVORES DÃO FRUTO?
RESPOSTA: SIM
NÃO
7.
TODAS AS ÁRVORES TÊM MORADORES?
SIM
NÃO
8.
QUAL É A ÁRVORE MAIS ALTA DO MUNDO?
9.
QUANTA TEMPO DURA A VIDA DE UMA ÁRVORE?
MAIS DE 100 ANOS
DEPENDE DA ÁRVORE.
DIA 31 DE MAIO DE 2016
EQUIPE SUINÃ: AGNES, THAINÁ, ANA KAROLINA, VITÓRIA AZEVEDO,
EQUIPE PAU BRASIL: LUCAS FARIA, LUCAS SIQUEIRA, NIKOLAS
EQUIPE CEDRO: GIOVANI, LEANDRO
EQUIPE TUCANEIRO: STELLA, ANANDA
EQUIPE PAU CIGARRA: LETÍCIA, MARIA
EQUIPE IPÊ BRANCO: BRUNO, GABRIEL, CHANDLER
ATIVIDADE DO DIA
PLANTIO DE UMA SEMENTE DE SUINÃ
NOME CIENTÍFICO: ERITRINA
ATIVIDADE DO DIA - 06 DE JUNHO DE 2016
RELATÓRIO DO PLANTIO DA SUINÃ
EQUIPE DE APRESENTAÇÃO – FLORA
CAMILA - APRESENTAÇÃO-
JULIA - 2006- DESCOBERTA DA NASCENTE
APP-ANANDA – 6ºA
MATA CILIAR- ISADORA
TIPOS DE NASCENTE- LUANA -6ºA
IMPORTANCIA DAS ÁRVORES - CARLA
LENÇOL FREÁTICO – CARLA
2013 – PLANTIO DAS ÁRVORES- ANANDA - 7ºB
DIA 1º DE JUNHO DE 2016
APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES DE SUAS RESPECTIVAS ÁRVORES
CADA EQUIPE FOI LENDO SOBRE SUAS ÁRVORES
1.
EQUIPE CABELUDINHA-
MARIA EDUARDA, ANA LETÍCIA
2.
EQUIPE CEREJA DO MATO – HERBERTH, ANANDA,
3.
EQUIPE IPÊ ROXO - LUANA
4.
EQUIPE PITANGUEIRA –
LUIS HENRIQUE, GEOVANA, LETÍCIA, MARIA DIONISIO, MARIA EDUARDA,LUCAS
5.
EQUIPE SABÃO DE
SOLDADO- JULIA GABRIELLE, ANNA LUISA NÃO
APRESENTOU
6.
VOCABULÁRIO
FLORESTA SEMIDECÍDUA-
PERDE SUAS FOLHAS DURANTE O OUTONO E O INVERNO
EQUIPE CEDRO – GIOVANNI, GUSTAVO
EQUIPE SUINÃ- AGNES,ANA KAROLINA, THAINA, MILENA
EQUIPE IPÊ BRANCO – CHANDLER, BRUNO
EQUIPE PAU CIGARRA- MARIA VITÓRIA E LETICIA
ATIVIDADE
DO DIA
ENSAIO DA
APRESENTAÇÃO PARA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE-DE 06 A 10 DE JUNHO
EQUIPE PRIMAVERA
MILENA - APRESENTADORA
AGNES- LOGO DOS 10 ANOS DO PROJETO
GIOVANNI- APP
ANA KAROLINA – LENÇOL
FREÁTICO
BRUNO – MATA CILIAR
GUSTAVO - DESCOBERTA DA NASCENTE
LETÍCIA- 2013
– PLANTIO DAS ÁRVORES
MARIA VITÓRIA-
JOÃO VÍTOR- TIPOS
DE NASCENTE
DIA 07 DE JUNHO DE 2016 –
3ªFEIRA
ALUNOS PRESENTES
GIOVANI, RYAN, LUIS FERNANDO, STELLA, ANANDA, LETÍCIA, MARIA
VITORIA,MILENA, BRUNO, GABRIEL, VITORIA AZEVEDO, AGNES, BIANCA, THAINÁ,GABRIEL
DANIEL, NIKOLAS, LUCAS SIQUEIRA, MARCOS CUNHA, LUCAS GABRIEL.
ATIVIDADE DO DIA
ENSAIO DA APRESENTAÇÃO
STELLA- 2013
GIOVANNI-APP
VITORIA AZEVEDO- DESCOBERTA DA NASCENTE
AGNES- LOGO
MILENA – APRESENTADORA
ANANDA-LENÇOL FREÁTICO
JOÃO VITOR/ MARIA VITÓRIA-TIPOS DE NASCENTE
BRUNO- MATA CILIAR
Dia 10 de junho de 2016
Alunos presentes
Agnes , Thainá Maria vitória, Giovanni, Gustavo, João Vitor,
Bruno, Vitória, Maria Eduarda. Letícia
Atividade do dia
Limpeza da nascente
Irrigação das mudas
DIA 27 DE JUNHO DE 2016
ALUNOS PRESENTES
ANANDA
CARLA
CAMILA
LUANA HARUMI
GUILHERME
JULIA
DIOGO
ANA LETICIA
AMANDA
LETICIA
GIOVANNA
ANANDA
KAROLAINE
GABRIEL CASTILHO
ATIVIDADE DO DIA
VERIFICAÇÃO DA MEDIÇÃO DAS ÁRVORES REALIZADAS NA 6ªFEIRA
FARINHA SECA- -
APROXIMADAMENTE -2,83
ARAÇÁ- ANA LETICIA SEM MEDIÇÃO PERDEU-SE / REALIZAR OUTRA
SANGRA D1ÁGUA-
APROXIMADAMENTE 1,87
EMBAÚBA BRANCA- -
APROXIMADAMENTE -1,88
CEREJA DO MATO--
APROXIMADAMENTE -1,50
PERGUNTAS E RESPOSTAS
QUE ANO A NASCENTE FOI DESCOBERTA? JULIA 6ºA
QUAL O NOME DA PROFESSORA QUE DESCOBRIU? TODOS ACERTARAM
QUAL É O TIPO DE NASCENTE DA NOSSA ESCOLA? TODOS
4)QUANTAS ÁARVORES FORAM PLANTADAS EM 2013 EM 2006? MARIA
RIBEIRO
5)EM 2015 QUANTAS MUDAS PLANTADAS? 12 MUDAS NO DIA 03 DE
DEZEMBRO
6)QUE ANO TODAS AS TURMAS PLANTARAM UMA ÁRVORE?
7) EM JUNHO DE 2016 QUANTAS MUDAS FORAM PLANTADAS?
8)QUAIS OS NOMES?
PAINEIRA ROSA, DEDALEIRO, AROEIRA VERMELHA, CANAFÍSTULA, INGAZEIRA, PAU
D’ALHO
DIA 05 DE AGOSTO DE 2016
ATIVIDADE DO DIA
EXPLICAÇÃO DA PROF.SANDRA SOBRE A VISITA DA ESCOLA HÉLIO
AUGUSTO NA SEGUNDA FEIRA DIA 08 DE
AGOSTO DE 2016
-VISTORIA DO MATERIAL E DAS 8 MUDAS DAS ÁRVORES E AGUÁ-LAS .
RETIRAR LIXO DAS IMEDIAÇÕES DA NASCENTE, ESTACIONAMENTO
E PÁTIO EXTERNO.
DIA 09 DE AGOSTO DE 2016
ATIVIDADE DO DIA
ALUNAS STELLA E DANIELE RELATARAM SOBRE A EXPERIÊNCIA DE TER
PARTICIPADO DA ATIVIDADE TRILHA DA NASCENTE, VISITA DA ESCOLA HELIO AUGUSTO À
NOSSA ESCOLA.
-VISITA ÀS ÁRVORES PLANTADAS PELOS ALUNOS DA ESCOLA HELIO AUGUSTO.
-IRRIGAÇÃO DAS MUDAS PLANTADAS ESTE ANO. 14 MUDAS NO TOTAL.
6 EM JUNHO DESTE ANO TRAZIDAS PELO PROF.ADRIANO.
8 PLANTADAS NO DIA 08 DE AGOSTO DE 2016 PELO ALUNOS DA ESCOLA HELIO
AUGUSTO
IRRIGAÇÃO: GUSTAVO HENRIQUE , GIOVANI, LUCAS SIQUEIRA, , JOÃO PEDRO,
BRUNO
FOTOGRAFIA -VITORIA-
LIMPEZA: TAISSA
DIA 15 DE
AGOSTO DE 2016
ORGANIZAÇÃO
DAS TURMAS PARA A
APRESENTAÇÃO DA NASCENTE
TURMA DA MANHÃ
ESTAÇÃO 1: ANANDA, MARIA EDUARDA SOUSA,
ESTAÇÃO 2: LETICIA SSAMPAIO, RAYANE, GEOVANA
ESTAÇÃO 3-HORTA: TAISSA, RAFAELA,
ESTAÇÃO 4-, KAUAN, JULIA, GUILHERME, DIOGO
ESTAÇÃO 5 – CAMILA, LUANA, CARLA,
ESTAÇÃO 6- AMANDA, ANA LETICIA, LETICIA APARECIDA
ESTAÇÃO 7 – MAQUETE -
ISADORA, KAROLAINE, STELLA
ESTAÇÃO 8 – PLANTIO
DIA 16 DE AGOST0 DE 2016
ALUNOS QUE VÃO PARTICIPAR DAS ESTAÇÕES DE
MANHÃ
MILENA, BIANCA, DANIELLE, VITÓRIA, KAROL, JOÃO PEDRO, LUCAS
GABRIEL, LUCAS SIQUEIRA, MARIA VITÓRIA, LETÍCIA
TARDE
JOÃO VITOR, MARIA LUIZA, STELLA
CRONOGRAMA DE IRRIGAÇÃO
22 A 26/08EQUIPE TUCANEIRO: STELLA, DANIELLE, TAÍSSA,
KAROLAINE, ANANDA –
29/08 A 02/09 – EQUIPE PAU CIGARRA
DIA 17 DE AGOSTO DE
2016 – 4ªFEIRA
HOJE NA AULA DO PROJETO FUI ATÉ A ÁREA DO ESTACIONAMENTO E
FIZ A DEMONSTRAÇÃO DA MAQUETE DA NASCENTE COM OS ALUNOS. PEDI A ELES QUE
REGISTRASSEM NO ALMANAQUE DA NASCENTE A EXPERIÊNCIA VISTA E VIVENCIADA POR
ELES. LOGO APÓS PEDI QUE ESCREVESSEM CADA UM DELES O QUE ELES APRENDERAM COM
ESSA EXPERIÊNCIA.
REGISTREI A AULA CO FOTOS E VÍDEOS.
DIA 18 DE ABRIL DE 2016
EQUIPE 8: GABRIELA AP
8ºC, ISADORA, ANANDA – 7ºB
EQUIPE 9 : MATEUS, JOÃO VITOR, BRUNO, GABRIEL CASTILHO
-ORIENTAÇÃO SOBRE O ESTUDO
-ENTREGOU UM MODELO DE FOLHETO DE INFORMAÇÕES SOBRE A
ÁRVORE.
-TAREFA: TRAZER UM VÍDEO DA SUA ÁRVORE PARA A PRÓXIMO
ENCONTRO 2/5
-VISITA ÀS SEMENTES
DIA 25 DE AGOSTO DE 2016
Hoje a equipe SOS Natureza saiu
para irrigar as mudas novas e para limpar as adjacências da nascente e a área
do estacionamento e o pátio externo. Encontramos vários copos de plástico,
papéis de bala, um pé de chuteira, cascas de melão da merenda, até uma colher
da merenda jogada próximo a porta dos funcionários da limpeza.
DIA 30 DE AGOSTO DE 2016
ATIVIDADE DO DIA
MONTAR O ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA NASCENTE POR
ESTAÇÕES.
1ªESTAÇÃO – HISTÓRIA (ANTES E DEPOIS) – SALA DE LEITURA
2ªESTAÇÃO- HORTA -
3ªESTAÇÃO- LADO DIREITO DA NASCENTE – FALAR DA IMPORTÂNCIA
DAS ÁRVORES
4ªESTAÇÃO – LADO ESQUERDO DA NASCENTE – FALAR DA NASCENTE...
5ªESTAÇÃO – ESTACIONAMENTO- MAQUETE DA NASCENTE
6ªESTAÇÃO- EXPOSIÇÃO DAS ÁRVORES – FALAR DAS ÁRVORES DA MATA
ATLÂNTICA-
Nenhum comentário:
Postar um comentário