quinta-feira, 11 de junho de 2015

O programa está revitalizando, desde 2006, 33 nascentes degradadas em áreas urbanas do município, com o plantio de mudas de árvores nativas da nossa região, recompondo a vegetação e mata ciliar nas áreas de preservação permanente (APP).
O Programa revitaliza e preserva nascentes que contribuem para a formação do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 15 milhões de habitantes, em 180 cidades situadas ao longo do Vale do Paraíba, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, incluindo o abastecimento da Região Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Revitalizar nascentes é garantir a água potável em quantidade e qualidade para muita gente.
Em boa parte das nascentes já pode ser observada a mudança da paisagem com a vegetação reestabelecida, mas o processo de revitalização é delicado, lento e enfrenta muitos desafios. As nascentes inseridas no ambiente urbano estão vulneráveis a atos de degradação, como o depósito irregular de lixo e entulho, a depredação das espécies, queimadas, entre outras interferências.
A escola sempre foi o principal canal de sensibilização do Programa Revitalização de Nascentes, com o envolvimento de estudantes e professores das escolas do entorno em todas as etapas de preservação, integrados a um programa pedagógico de educação ambiental. A Prefeitura está ampliando essa visão para a educação não formal, enxergando na mobilização da comunidade e no protagonismo de atores locais a chave para a proteção das nascentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário