quinta-feira, 11 de junho de 2015

Projeto Florescendo a vida

Projeto: FLORESCENDO A VIDA

Público Alvo: Toda comunidade escolar
Duração: Ano letivo de cada ano
Objetivo Geral: Espera-se no decorrer do projeto que as pessoas envolvidas , comunidade escolar e local se sensibilizem com a questão do meio ambiente, intervindo beneficamente no mesmo.
Objetivos específicos:
·         Dar ciência sobre a existência e localização da nascente no interior da nossa escola;
·         Recuperar e preservar a nascente da escola em parceria com o projeto Revitalização das Nascentes da Secretaria do Meio Ambiente de São José dos Campos;
·         Conscientizar sobre a importância do meio ambiente como um todo;
·         Implementar os 5Rs e o Ateliê de reciclagem de papel na nossa escola;
·         Incorporar valores como respeito ao próximo e ao meio em que ele vive;

Ações:
·         Divulgação do projeto para toda comunidade escolar;
·         Conscientização de aluno para aluno sobre o problema do lixo no ambiente escolar e nas adjacências da nascente depois de cada intervalo;
·         Confecção de cartazes e panfletos de conscientização;
·         Limpeza e pesagem semanal do lixo encontrado nas adjacências da nascente durante o período de conscientização, ou seja até que não se encontre mais lixo na mesma;
·         Confecção de relatório com fotos do lixo encontrado;
·         Recolher cadernos utilizados pelos alunos e reciclar o papel e fazer um novo caderno, com técnicas artísticas e doar a alunos necessitados.
·         Conseguir parcerias para efetivar o funcionamento do atelier de reciclagem de papel.
·         Passar de sala em sala pedindo para não desperdiçar comida e fiscalizar o recreio para ver se há desperdício  anotando o nome desses alunos.
·         Implementar a compostagem para a fabricação de adubo orgânico para as plantas e horta;
·         Construção de uma horta a ser aproveitada pela escola e pela comunidade.
·         Usar os 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar e Rever.
·         Espalhar mais lixeiras pela escola;
·         Disponibilizar caixas para depositar materiais recicláveis para reutilizar como material para trabalhos na escola.
·         Montar um cronograma para que todas as turmas colaborem com a manutenção da limpeza da área da nascente;
·         Reutilizar a água para regar as plantas, lavar o pátio, etc.
·         Colocar placas na área da nascente para identificação do nome das árvores e de incentivo ao respeito pelo local;
·         Colocar o nome em nossa horta com o nome do professor Paulo Ivan em sua homenagem, pois idealizou e iniciou o processo, mas faleceu antes de concretizar seu sonho;
·         Plantas em garrafas pet para enfeitar as salas;
·         Toda semana uma sala fica responsável pelos pontos importantes da escola (limpar, organizar, etc)
·         Grupos para fiscalizar,organizar e ornamentar a vegetação externa da escola (árvores plantadas na calçada da escola)
·         Preparar palestras para conscientização dos Anos Iniciais.
·         Colocar lixeiras ao lado dos bancos
·         Criar uma mini praça na área da nascente
·         Colocar uma tela na manilha da nascente para reter o lixo sólido.
·         Criar cartazes para que os demais alunos conheçam o projeto.
·         Colocar monitores no intervalo
·         Falar mais sobre o projeto para pessoas do bairro e pedir voluntários.
·         Descobrir de onde vem a água poluída na calha da nascente.
·         Alunos, Fiscais do meio ambiente, para conscientizar e autuar os alunos reincidentes na infração de jogar lixo no chão ou misturado nos latões;
·         Reunir os alunos do grêmio estudantil e os representantes de sala para formularem as leis as leis dos fiscais do meio ambiente;
·         Recolher relatos históricos das pessoas mais antigas do bairro com o intuito de tomar consciência da degradação da área em questão;
·         Averiguar o trajeto da água da nascente até o desaguar no rio Paraíba do Sul, com a utilização de sensoriamento remoto (imagens satélite) para os alunos visualizarem o caminho percorrido pela água que brota no terreno da escola;

Avaliação dos resultados e/ou produtos esperados:
O monitoramento se dará através de instrumentos que favoreçam dados sobre o impacto ocorrido nas esferas atitudinais, conceituais e procedimentais de nossos alunos e de seus familiares. Serão elas: PCE (Pesquisa de Clima da Escola), Positivo e Delta, Caixinha de Sugestões, Consensogramas e Gráficos, além de relatórios e fotos.
Parcerias envolvidas
Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Campos.
FUNDHAS do Parque Novo Horizonte.
Perspectivas Futuras
           Nossa escola faz parte de um projeto maior que é o da Revitalização das 17 nascentes localizadas em áreas públicas do município, identificadas pela Secretaria do Meio Ambiente, as quais estão localizadas à margem direita do rio Paraíba do Sul.
Portanto temos como perspectivas visitas de munícipes, entidades públicas, outras escolas, faculdades de pesquisas a fim de valorizar e preservar esse patrimônio da humanidade.
Que nossos alunos através da circulação maior de saberes e conhecimentos de forma concreta possam atuar na sociedade de maneira consciente e crítica, protagonizando a sua história de da comunidade em que vive.
Profª Sandra Regina de Sousa Dinamarco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário